quinta-feira, 29 de abril de 2010

Heraclito e Parmênides: uma viagem no pensamento humano

Nosso ultimo encontro teve como tema central as filosofias dispares de Heraclito de Eféso, e Parmênides de Eléia.

Na maioria das filosofias posteriores a esses dois grandes pensadores gregos, temos um reposicionamento do mesmo pensamento que sempre se repete. Questoes propostas por ambos filósofos pré-socráticos.

Afinal de contas; o que é Real no mundo? O que esta em eterno movimento, entao essa seria a lei eternamente universal (Heráclito), ou há um universo de idéias, apenas acessivel ao nosso pensamento, e que esta para além do mundo sensivel e material (Parmênides)?

"Tudo flui", ou há uma verdade eterna que só pode ser alcançada atraves de um processo mental?

Gostaria que vocês trouxessem exemplos da vida de vocês em que esses pensamentos tenham algum sentido. Por exemplo, podemos sentir o quanto há mudanças ao longo da nossa vida. Mas será que a despeito do tempo, ainda meu "eu" possa ter uma essência que jamais se modifica, que é eterna?

Pensem nisso...

Um comentário:

  1. Acho que Heráclito está muito correto ao afirmar que 'tudo flui'. É certo que seremos sempre a mesma pessoa, mas a nossa essência mudará com o tempo, depois de passar por diversas experiências ao longo da vida. E as idéias também mudarão comm o tempo, pois elas são fruto de nossas mentes, que fluem sem parar.

    ResponderExcluir